terça-feira, 9 de novembro de 2010

Teatro no Centro Escolar de S. Martinho de Mouros - Eu poupo água!

Uma aluna do Curso "Saúde Ambiental" da Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Porto, Telma Dias, a estagiar na Câmara Municipal de Resende, apresentou (hoje, no auditório no dia 9, no Centro Escolar de S. Martinho de Mouros) a peça de teatro "Eu poupo água!", em parceria com os alunos José Pereira, Tatiana Loureiro, Sara Alves e Susana Silva, a frequentarem o 12.º ano no Externato D. Afonso Henriques, no âmbito do seu projecto "Teatro", dinamizado em Área de Projecto.
Abordando questões relativas à necessidade e modo de pouparmos água, num cenário muito apropriado, os alunos aprenderam e recordaram formas simples de contribuirmos para a preservação do planeta, através do acto de poupança de água nas tarefas mais simples de utilização da mesma, no dia-a-dia.
Antes da despedida, foi entoada a canção relativa ao tema e distribuído, por cada aluno, um marcador de confecção manual.

PEÇA DE TEATRO

Eu poupo água! , de Joana Cardoso, Mariana Lamelas, Rosa Vieira, Sandra Pinheiro, Telma Dias e Teresa Barbosa
Peça de um Acto

Personagens:
* Árvore - Joana Cardoso
* Gota Alegre - Sandra Pinheiro
* Gota Triste - Rosa Vieira
* Mãe - Mariana Lamelas
* Maria - Telma Dias
* Terra - Teresa Barbosa
* Narrador -

ACTO ÚNICO
CENA I
Maria e Gota Triste

Era uma vez a Maria, uma menina de 10 anos e que gostava muito da escola. Um dia de manhã, foi à casa de banho para se preparar para ir para a sua escolinha e eis que lhe acontece algo estranho...”

Gota Triste - (enquanto Maria lava os dentes esta interrompe-a) – Ai Maria! Estou a desaparecer!
Maria - (assustada) - Que voz é esta? Quem está aí?
Gota Triste - Sou uma gota da água!
Maria- Mas, tenho que lavar os meus dentes e preciso de água! Se não os lavar fico sem dentes!
Gota Triste - Tens toda a razão, nem eu te ia dizer para não lavares os dentes! Mas enquanto escovas os dentes não precisas de ter a torneira sempre aberta! Olha só: se deixares a torneira sempre aberta gastarás um garrafão inteirinho de água (mostra garrafão). Mas se a fechares e só abrires quando é preciso, gastas apenas isto! (mostra outro garrafão)
Maria - Nunca tinha pensado nisso Gota, tens razão. (puxa o autoclismo)
Gota Triste-Maria, socorro, estou a desaparecer!
Maria- Oh não, outra vez?!
Gota Triste - Sim, gastas demasiada água só para puxar o autoclismo.
Maria- E então, como faço?
Gota Triste - Vou-te ensinar, é muito fácil! Pegas numa garrafa de 1,5L que a mamã compra no supermecado e enches com areia. Depois é só colocá-la dentro do autoclismo! Com o peso da garrafa, ao usares o autoclismo a àgua que gastas é muito menos!
Maria- Boa ideia gota! (entusiasmada) Vou fazer isso hoje mesmo! (começa a lavar as mãos)
Gota Triste - Ai! Estou a desaparecer!
Maria - Que chata, porque é que estou sempre a fazer tudo mal?!
Gota Triste - Porque continuas a deixar a torneira aberta enquanto ensaboas as mãos. Tens de fazer assim (exemplificando) passas as mãos por água, depois fechas a torneira, a seguir ensaboas bem as mãos e só depois abres a torneira de novo, para tirar a espuma e quando acabares fechas bem a torneira.
Maria- Ah, agora já percebi! (olhando para o relógio) Eiii, já estou atrasada, tenho que ir para a escola! Xau gota!
Gota Triste- Muito bem, boa escola!



CENA II
Gota Triste, Maria, Árvore e Terra

Ao fim do dia, quando a Maria chegou da escola foi brincar para o seu jardim. Mas continuava a fazer algo não muito correcto... Vamos descobrir o que é? Digam comigo, sim!

Maria - (falando com uma boneca enquanto lhe dá banho) - Teresinha, vais ficar muito cheirosa!
Gota Triste – Maria, estou a desaparecer!
Maria - Oh gotinha, até a brincar com a minha boneca desperdiço água?
Gota Triste - Claro Maria! Podes brincar com a tua boneca mas de outra maneira! Sabias que sem água não consegues viver? Cada vez existe menos água e por isso é preciso poupá-la a toda a hora e até mesmo quando estás a brincar! (É interrompida pela Árvore)
Árvore- Pois é, a gota tem razão! (com tristeza) E depois não sobra água nem para os meus ramos crescerem...
Maria- Mas a minha mãe rega-te todos os dias!
Árvore- Mas tu estás a gastar a água que a mamã usa para me regar. (entra em cena a Terra) E agora?
Terra- Agora vamos todos poupar! Porque senão um dia a água vai acabar e eu desapareço (faz gesto de desaparecer).
Maria- Oh não! Mas se tu desapareceres para onde é que eu vou morar?
Árvore- (com tom irónico) Para a lua! Ahahahah (rindo-se).
Terra- Árvore não digas essas coisas! Se todos pouparmos eu serei um planeta muito feliz... e azul! Com muita água para todos voçês!
Árvore- E assim eu terei água para os meus frutos!
Terra- (para Maria) - E se a Árvore tiver água para crescer, todas as outras plantas que existem também terão água para continuarem verdes e cheias de frutos e flores! E tu Maria também terás água para ti, para os teus amigos e para a tua família para que possam viver com saúde!
Gota Triste- E eu nunca vou desaparecer, se nunca me desperdiçarem, apenas andarei a passear pela Terra, umas vezes sairei da torneira, outras vezes cairei do céu em forma de chuva, mas sempre ajudando de alguma maneira!
Maria- Nunca tinha pensado em tudo o que me estão a dizer! Então até na minha escola posso poupar água, não é?
Árvore - Ainda bem que falas nisso Maria! É preciso também dizeres aos teus colegas da escola e até aos teus professores tudo o que aprendeste para eles não desperdiçarem água!
Terra - Qualquer sítio e qualquer hora são bons para poupar água e para ensinar os outros a tomar atitudes correctas!
Maria - Obrigada por tudo que me ensinaram hoje! (saí aos pulos e a correr bastante entusiasmada)


CENA III
Maria, Mãe e Gota Alegre

Depois de ouvir os conselhos da Gota Triste, da Árvore e da Terra, Maria decidiu ir ter com a sua mãe, que estava na cozinha. E parece que tudo o que ouviu naquele dia serviu para alguma coisa! Vamos ver o quê...

Maria - (vendo a sua mãe a lavar a loiça) - Mãe o que estás a fazer?!
Mãe - Até parece que não sabes maria! Estou a lavar a louça.
Maria- Eu sei mamã, mas a Gota Triste, a Árvore e a Terra explicaram-me que ao estares com a torneira sempre aberta gastas muita água e isso é muito mau para a Terra, o nosso planeta azul!
Mãe - O que estás a dizer? Não estou a perceber nada! (entra em cena a gota alegre)
Gota Alegre- Muito bem Maria! Vejo que já aprendeste a lição! O que dizes de explicarmos à tua mãe?
Maria - (entusiasmada) - Sim, sim!
Gota Alegre - Então vamos lá. Aqui na cozinha, por exemplo, existem várias maneiras de poupar água nas tarefas diárias! (dirigindo-se para a mãe) Ao ensaboar a louça não precisa de água por isso deve fechar sempre a torneira. Se tiver máquina de lavar a louça, só depois de estar cheia é que a deve por a trabalhar, para não gastar tanta água para tão pouca louça! No jardim, regue a sua árvore ao fim da tarde, para a água ter tempo de ser absorvida pela árvore e não desaparecer logo com o calor! Na casa de banho ao escovar dentes, tomar banho ou lavar as mãos fechar sempre a torneira quando não é preciso água! E no autoclismo colocar, por exemplo, uma garrafa de areia para que em cada descarga de água se gaste menos água desnecessáriamente!
Mãe- Ah... agora já entendi o que estavas a dizer, Maria! (dirigindo-se para a gota) Bons conselhos gota!
Gota Alegre - Fico muito feliz por ter ensinado meninas e meninos a fazerem do Mundo um bom sítio para todos vivermos! Agora devemos todos, desde que nos levantamos até quando nos deitamos, pensar duas vezes antes de desperdiçar água e ensinar os nossos pais a fazerem isso também! E a partir de hoje todos podemos dizer:” Eu poupo água!”.
FIM




Sem comentários:

Enviar um comentário