sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

POESIAS DE NATAL

Vem aí o Natal!
O Natal está a chegar
Já sei o que vou fazer:
Um desenho bem bonito
E ao papá oferecer…
Um colar todo em massinhas
Ficará bem à mamã
Um boneco em plasticina
Eu darei à minha irmã.
Depois irei acabar
A prenda do meu irmão,
Um barco feito de noz
Com a vela em papelão!
O Natal está a chegar…
Vou ter cá um trabalhão
Ainda por cima não sei
O que vou dar ao meu cão!
Lourdes Custódio



É Natal!
Todos dizem:
-O cheirinho está no ar!
Vamos todos p´ra cozinha
A nossa mãe ajudar.
Rabanadas, bolo-rei,
Arroz doce, aletria,
Ai que cheirinho a canela!
Que saudades eu já tinha
De provar o gosto dela…·
À noite
Já à noitinha
Numa festa sem igual…
Tocam à campainha…
É ele, o Pai Natal!

A Estrelinha Curiosa

Desceu do céu uma estrela
Veio pousar no meu telhado
Entrou pela chaminé
E foi cair mesmo ao pé
Do presépio ia armado.
Assustou-se São José
Sobressaltou-se Maria
Que tapou com uma fralda
O berço do pequenino
Não fosse uma luz tão forte
Acordar o Deus menino.
Foi então que São José
Num gesto bem natural
Sacudiu a estrelinha
Que ficou presa nos ramos
Da arvore de natal.
E ali ficou contente
Sobre o pinheiro a brilhar
Distraída e encantada
Nem viu o tempo a passar.
Mas o relógio lá da sala
No seu forte badalar
Despertou a estrelinha:
- Ah! Já estou atrasada!
Minha mãe vai-me ralhar.
E um pouco contrariada
Foi para o céu descansar!

Mesa de Natal

Na mesa há bolo-rei,
Filhós e rabanadas,
Há passas e pinhões
Pão-de-ló e tigeladas.
Não falta o arroz doce
Vinhos finos e licores,
Fios de ovos, aletria,
Pudins de muitos sabores.
Está tudo delicioso!
E eu, bem posso dizê-lo,
Pois sem ninguém dar conta
Provei tudo com o dedo.

AS VOGAIS DO NATAL
AAA
Mais bolos não há
Vamos todos procurar
Com vontade de os achar
AAAAA
Quem tem muitos já.
EEE
Não temos café
Vamos todo sem demora
A correr que está na hora
EEEEE
Ver este bebé.
III
Olhem o que eu vi
Venham todos a correr
Pois não há tempo a perder
IIIII
Já estamos aqui.
OOO
Tem frio faz dó
Que bonito rosadinho
Rechonchudo pequenino
OOOOO
Dorme faz ó, ó.
UUU
Diz-me quem és tu
É Jesus que traz o Bem
Responde sorrindo a mãe
UUUUU
Mas porque está nu?

Sem comentários:

Enviar um comentário